quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PROJETO


Ativ: 3.4- CURRÍCULOS, PROJETOS E PESQUISAS.


Aluna: Edna Maria de Oliveira                        Profº José Maria Lourenço

                                              

 A IMPORTÂNCIA DOS NEGROS NA DANÇA 


1.      INTRODUÇÃO

A dança originou-se na África como parte essência da vida nas aldeias. Ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos em volta dos bailarinos. Em ocasiões importantes, danças de rituais podem ser realizadas por bailarinos profissionais.
Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança: nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses uma colheita farta.
As danças africanas variam muito de região para região, mais a maioria delas tem certas características em comum. Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam a sós ou em par. As danças chegam a apresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentos mais expressivos.

OBJETIVOS

1.1. OBJETIVO GERAL

Conscientizar os alunos sobre a importância da dança africana na vida e cultura da sociedade.

1.2 OBEJETIVOS ESPECIFICO

·         Apresentar a importância da dança na colheita, nas festas, no nascimento, morte dos negros.

·         Estudar os tipos de danças africanas


2.      METODOLOGIA

O presente trabalho irá consistir na realização da análise temática a partir de uma leitura crítica do tema abordado por meio de pesquisas na internet. Da mesma forma, será realizado um levantamento dos aspectos que permeiam a dança africana, também analisando questões históricas, culturais, sociais. Será feito palestras, apresentação de filem que abordem os vários tipos de danças e confecções de murais expositivos.


3.      PERÍODO DE APLICAÇÃO

8h/aula.


4.      AVALIAÇÃO

            Será feita através da participação de todo grupo na discussão do tema abordado.

5.      REFERÊNCIAS

·         Sborquia,Silvia P.; GALLARDO,Jorge S.P...Danças na Mídias e as Danças na Escola.Revista Brasileira de Ciência e Esporte. Revista Brasileira de Ciência e Esporte. Campinas. V.23, 2002.

·         GARÇA, Angêla; HASS,Aline  Nogueira, Ritmo e Dança 1ª Ed. São Paulo; Atlas 2002.

·         RATTS, Alex. DAMASCENA, Adriane. A. Participação africana na formação cultural brasileira. In:Educação africanidades Brasil, MEC_SECAD_UnB-CEAD-Faculdade de Educação Brasileira.2066.


Nenhum comentário:

Postar um comentário